Base de Conhecimento: Domínios
Configurar Registos DNS no seu domínio

Com o registo de domínios na WebTuga, tem uma série de vantagens. Uma dessas vantagens é o facto de poder gerir os Registos DNS do seu domínio utilizando o nosso Cluster DNS globalmente distribuído de forma estratégica para garantir a redundância da Zona DNS do seu domínio.

A nossa solução permite-lhe configurar vários tipos de registos DNS, tais como registos do tipo A, AAAA, CNAME, MX, NS, SPF, SRV e TXT. Para utilizar o nosso cluster DNS, deverá utilizar os nameservers padrão:

  • ns1.wtservers.com
  • ns2.wtservers.com
  • ns3.wtservers.com

De forma a que possa criar a Zona DNS no nosso cluster e configurar os registos DNS, deverá seguir os passos indicados abaixo:

  1. Aceda à sua Área de Cliente e efectue autenticação na sua conta;
  2. Após efectuar autenticação, aceda ao menu Domínios > Gestão DNS:

    Gestão DNS
  3. Será redireccionado para a página de Gestão DNS, onde encontrará todos os domínios em que poderá activar a Zona DNS. Identifique o seu domínio e clique e "Adicionar Nova Zona":

    Gestão DNS
  4. Após clicar em "Adicionar Nova Zona", vai surgir uma janela onde terá que preencher o Nome da Zona e o IP.

    O nome da zona deverá ser o nome do seu domínio, enquanto que no campo IP, poderá preencher o IP principal que será utilizado na zona DNS. Caso não saiba qual o IP, poderá utilizar "1.2.3.4" e alterar posteriormente.

    Assim que preencher ambos os campos, clique por favor no botão "Adicionar Zona":

    Gestão DNS
  5. A Zona DNS para o seu domínio será criada, aparecendo agora na listagem. Para configurar os registos DNS, bastará clicar agora no icon "Editar Zona":

    Gestão DNS
  6. Nesta página poderá verificar todos os registos DNS da zona do seu domínio. Por padrão, alguns registos DNS são criados automaticamente na zona do seu domínio, pelo que poderá editar conforme necessitar.

    Se pretender configurar um Registo DNS que ainda não exista na zona DNS, bastará clicar no botão "Adicionar Registo".Gestão DNS
  7. Após clicar nesse botão, irá surgir uma nova janela onde poderá indicar o nome do registo, o tipo e os campos do mesmo:

    Gestão DNS

Aviso: A configuração de registos DNS de um domínio é um processo bastante delicado e que exige alguns conhecimentos técnicos avançados. Caso não tenha a certeza das alterações que está a efectuar, deverá recorrer a um profissional para garantir o funcionamento dos serviços do seu domínio.

(10 voto(s))
Ajudou-me!
Não me ajudou!

Comentários (0)
Enviar novo comentário
 
 
Nome:
Email:
Comentários:
Verificação CAPTCHA 
 
Por favor insira no campo abaixo o texto que verifica na imagem (isto é utilizado apenas para prevenir envios automáticos).