Base de Conhecimento:
cPanel - Acesso SSH por Chave Publica/Privada

Para permitir um acesso mais seguro aos servidores por SSH, em vez de ser utilizado apenas o username e password, poderá utilizar um par de chaves (Publica e Privada) para efectuar autenticação no servidor.

Neste caso, a chave publica estará armazenada no servidor e a chave privada será armazenada no seu computador local. Sempre que tentar efectuar autenticação no servidor, este irá validar as chaves de forma a certificar-se que as mesmas são compatíveis e permitir-lhe assim o acesso.

Abaixo encontrará os passos necessários para gerar um par de chaves e conectar-se ao servidor por SSH.

Gerar Chave Publica e Privada no cPanel

  1. Efectue autenticação no cPanel
  2. Aceda à secção Segurança e clique no menu "SSH Access":
  3. Clique em "Manage SSH Keys":


  4. Clique no botão "Generate a New Key":



  5. Na nova página vamos agora gerar a Chave Publica (Public Key):


    Poderá deixar os valores pré-preenchidos e prosseguir com a configuração, bastando que indique uma Key Password e clique em Gerar Chave. Se pretender poderá seleccionar um nome para a chave (Key Name), o Tipo de Chave (Key Type - RSA ou DSA) e o Tamanho da Chave (1024, 2048 ou 4096).

  6. Após clicar em "Gerar Chave" deverá obter uma mensagem de confirmação conforme representado na imagem abaixo:

    |

  7. Clique no link "Voltar" e aceda à secção Public Keys, onde deverá clicar na opção Gerenciar:



  8. Na página seguinte irá receber a informação de que a chave não está autorizada, bastando que clique no botão "Authorize":




  9. Clique no link "Voltar" e aceda agora à secção Private Keys onde deverá clicar na opção "View/Download" na respectiva chave:




  10. Poderá agora descarregar a chave para o seu computador clicando em "Download Key". Se utiliza macOS ou Linux não necessitará de efectuar mais nenhum procedimento no cPanel.

    Caso pretenda fazer a ligação SSH através do cliente Putty, encontrará no fundo da página uma secção para converter a chave para o formato PPK (Convert the “id_rsa_webtuga” key to PPK format). Insira a password da chave e esta será convertida:



  11. Clique agora no botão "Download Key" e descarregue a chave para o seu computador:


O processo de criação do par de Chaves Privada e Publica no cPanel está agora concluído, podendo ser feita a autenticação SSH com a chave privada. Veja abaixo os guias:

(1 voto(s))
Ajudou-me!
Não me ajudou!

Comentários (0)
Enviar novo comentário
 
 
Nome:
Email:
Comentários:
Verificação CAPTCHA 
 
Por favor insira no campo abaixo o texto que verifica na imagem (isto é utilizado apenas para prevenir envios automáticos).