Base de Conhecimento:
Acesso SSH em macOS e Linux com Chave Publica/Privada

Se tem acesso SSH na sua conta de alojamento ou serviço dedicado, poderá gerar uma combinação de chaves publica e privada de forma a fazer a autenticação segura no servidor pelo protocolo SSH. No caso de ser uma conta de Alojamento Web Linux em cPanel, poderá seguir este guia para gerar as chaves Publica-Privada: cPanel - Acesso SSH por Chave Publica/Privada

Assim que tenha a chave privada no seu computador, bastará que siga os passos abaixo para efectuar acesso SSH com a mesma:

  1. Abra a aplicação Terminal do seu sistema operativo e aceda à directoria onde tem a sua chave privada:

    Neste caso vamos supor que a pasta onde a chave foi armazenada é a Downloads/asminhaschaves/, sendo assim executado o comando "cd Downloads/asminhaschaves".

  2. Agora vamos dar permissões seguras ao ficheiro da chave privada, neste caso "chmod 666 id_rsa_webtuga.dms":

    Acesso SSH

  3. Agora executamos o comando para a ligação SSH, no entanto vamos utilizar o parâmetro -i para utilizar o ficheiro da chave privada. Em vez de utilizar apenas "ssh username@oseudominio.pt" vamos utilizar "ssh -i id_rsa_webtuga.dms username@oseudominio.pt":


    Será solicitada a password para a chave privada e se preencher correctamente e esta combinar com a chave publica, irá conseguir ligar-se ao servidor com sucesso.
(1 voto(s))
Ajudou-me!
Não me ajudou!

Comentários (0)
Enviar novo comentário
 
 
Nome:
Email:
Comentários:
Verificação CAPTCHA 
 
Por favor insira no campo abaixo o texto que verifica na imagem (isto é utilizado apenas para prevenir envios automáticos).