Base de Conhecimento: VPS - Virtual Private Server
VPS
O que é um Servidor Privado Virtual ( Virtual Private Server ou VPS)?

Recorrendo a software de virtualização, é possível tornar um servidor físico em múltiplos servidores virtuais onde cada VPS funciona exactamente como um servidor dedicado.

Cada VPS corre com um sistema operativo individual, o que lhe permite administrar o seu servidor independentemente do servidor dedicado e das outras VPS existentes nessa máquina.

Uma VPS é ideal para quem pretende correr aplicações num servidor, mas não necessita ou não pode abranger o valor de um servidor dedicado, tendo para além disso vários benefícios como a exclusão do pagamento do aluguer da alocação na DataCenter, custos relativos a hardware, entre outros.
Quais são os benefícios de uma VPS?

Existem várias vantagens na utilização de uma VPS em relação a outras soluções. Com uma VPS tem acesso total a um sistema operativo, que poderá ser escolhido por si conforme desejar, controlado totalmente por si e onde tem toda a flexibilidade para gerir e instalar aplicações e correr os serviços que desejar. Resumindo, os benefícios de uma VPS são:

* Maior controlo do sistema (acesso root)
* Facilidade de utilização
* Maior segurança
* Maior flexibilidade
* Preço relativamente baixo em relação a servidores dedicados

Quem deve usar uma VPS?

Qualquer negócio que necessite de um maior controlo sobre os seus serviços irá certamente necessitar de algo mais do que alojamento. Com uma VPS poderá ter um maior controlo dos seus serviços e livrar-se de alguns dos limites impostos por uma conta de alojamento web normal.

Para além disso, uma VPS permite-lhe correr vários serviços para além de alojamento web, desde gameservers, shoutcasts e outros serviços.
Qual é a diferença entre uma VPS e um servidor dedicado?

Um servidor dedicado por vezes tem custos elevados e dá o dobro do trabalho a gerir. Com uma VPS, apenas tem que se preocupar com a gestão da mesma a nível de software, pois o WebTuga irá responsabilizar-se pela parte da gestão do hardware do servidor dedicado que suporta a sua VPS.

A sua VPS irá correr lado a lado com servidores virtuais de outros clientes WebTuga, tirando assim partido dos recursos do servidor dedicado. Apesar de existirem vários VPS dentro do mesmo servidor, este está preparado para que o uso das VPS não se influenciem.
É possível aumentar os recursos da VPS?

Claro! No caso de verificar um crescimento significativo no uso de recursos da sua VPS, poderá aumentar a capacidade da mesma ou até mesmo migrar para um servidor dedicado sem perder nenhuma da sua informação.
Posso personalizar a minha VPS?

Absolutamente. Com uma VPS tem a liberdade para alojar um número significativo de sites, instalar milhares de aplicações como utilizador máximo (root), revender alojamento web, instalar servidores de jogos, criar shoutcasts e muito mais.

Uma VPS permite-lhe extender ao máximo as capacidades dos seus serviços.
Tenho um IP dedicado para a minha VPS?

Sim. Associado à sua VPS irá estar um endereço de IP que lhe permitirá correr os seus serviços independentemente dos serviços das outras VPS presentes no servidor.

Dessa forma poderá correr o seu próprio servidor web, servidor de e-mail, servidor de FTP, servidor de jogos, entre outros servidores.

Com o IP dedicado, poderá também assegurar um melhor perfomance no que toca a Search Engine Optimization (SEO), ou seja, Optimização de motores de busca.
(249 voto(s))
Ajudou-me!
Não me ajudou!

Comentários (0)
Enviar novo comentário
 
 
Nome:
Email:
Comentários:
Verificação CAPTCHA 
 
Por favor insira no campo abaixo o texto que verifica na imagem (isto é utilizado apenas para prevenir envios automáticos).